Comprovação do Treino Intervalado de ALTA Intensidade

Umas das últimas tendências do fitness é o HIIT (treino intervalado de ALTA intensidade). Promete uma queima muito acelerada de calorias em poucos minutos como nenhum outro tipo de exercício. E realmente atinge resultados impressionantes até para os cientistas.

O que é o HIIT? É um metodo de treinamento e não um tipo de atividade específica. Basicamente você pode fazer HIIT de bike, corrida e até mesmo de polichinelos.
Comparando a um treino aeróbico tradicional, que seria você correr na esteira no mesmo ritmo e velocidade. E o HIIT seria você correr em alta velocidade intercalando com baixa velocidade pra recuperação, exigindo o seu máximo, que até a pessoa bem treinada poderia fazer até 20 minutos.
Depois da prática do HIIT as pessoas sentem um cansaço físico, muito calor, suor pode durar por até uma hora.
Agora explicando fisiologicamente; acontece no organismo o que se chama de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós exercício) que é a capacidade de continuar consumindo O2 e calorias mesmo depois do treino.
Muitos estudos como o da Universidade de LAVAL no Canadá mostra que o HIIT pode gastar 9 vezes mais gorduras se for comparar com o exercício aeróbico de baixa intensidade sem intervalo como uma caminhada.

E tem mais, exercícios tradicionais como uma corrida só queimam calorias durante o exercício, agora depois do HIIT o corpo fica queimando calorias por até 2 dias, fica totalmente exausto e detona calorias e gordura.
Conforme estudo realizado na Universidade de Karolinska em Estocolmo, foi observado mudança celulares e fisiológicas em praticantes de HIIT provocando uma atividade muito acima do normal no mecanismo da célula relacionada com o movimento muscular, no canal de cálcio apresentando um resultado impressionante. Qualquer atividade física libera uma quantidade de íons livre que passam no canal de cálcio que vão desencadear os movimentos musculares. Mas o HIIT provocou reações nunca vistas antes, que foram encontradas atividades celulares nos praticantes até 24 horas depois do treino, isto que no estudo foi feito na atividade de pedalar por até 3 minutos provocando EPOC.
Além de gastar muitas calorias e gordura mesmo depois do treino. O HIIT melhora o seu condicionamento, adquire maior resistência rapidamente e o melhor você tem todos esses benefícios com poucos minutos de treino.

Procure um profissional de Educação Física pra organizar o treino de forma coesa e segura.

Bom treino!!!

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